Mata "adentro"!

Já com o estômago devidamente aconchegado para aguentar as longas horas até à conquista da taça e ainda com bastante tempo (cerca de 3h) até ao inicio do jogo decidimos “mergulhar mata adentro” com o intuito de descobrir e conhecer a origem do slogan “festa da taça”!
Não foi difícil apercebermo-nos que naquele local se vivia algo de especial, não se tratava apenas de um simples derby. As famílias reuniam-se em volta das mesas proporcionando momentos de confraternização extrema. A felicidade estava presente no rosto de cada um. Naquela festa “festa da taça”, não se privilegia a cor da camisola de cada adepto, o importante é festejar.


E como quando de festejos se trata, quem melhor que o povo português para o fazer? Era possível ver-se de tudo, uns com um simples e tradicional piquenique (como nós). Outros com verdadeiros banquetes incluindo sobremesas lindas e bebidas para todos os gostos. Aqueles um pouco mais excêntricos levavam atrás de si tudo aquilo que possam imaginar. Podiam ver-se verdadeiras mesas de apóstolos, pratos em cerâmica, talheres de verdade, copos, cadeiras, grelhadores gigantes, mantas espalhadas pelo chão, baloiços presos nas árvores, enfim, tudo aquilo necessário para um almoço em festa e convívio.


E como disse há pouco, o português nestas ocasiões não falha e como tal era também possível ver-se a malta que nestes dias tenta fazer negócio. Era vê-los com verdadeiros restaurantes montados. No assador um porco, sim um porco a ser assado para todos aqueles mais descuidados que saíram de casa com as mãos a abanar e como qualquer outro tem a necessidade de se alimentar. As famosas rolotes de bifanas e cachorros também não falharam.

A festa era feita de todas as formas, tambores, tampas dos caixotes do lixo, gaitas, flautas, discmans com colunas proporcionando a todos um som ambiente, enfim, percebemos o porquê do nome “a festa da taça”!


*texto de José Figueiredo.

Sem comentários: